Como avaliar o bem-estar animal em fazendas leiteiras?

Como avaliar o bem-estar animal em fazendas leiteiras?

O conceito de bem-estar animal tem ganho cada vez mais importância na pecuária leiteira. O tema vem recebendo destaque principalmente depois que o mercado consumidor passou a exigir mais informações sobre a origem dos produtos que está consumindo.

Sabe-se que o conforto é fundamental para a sanidade animal e para sua produtividade. Vacas em boas condições não só produzem mais como também podem apresentar melhores índices reprodutivos. Animais expostos a altos níveis de estresse acabam apresentando mais enfermidades, consomem menos alimentos e por conseqüência, produzem menos leite.

Para avaliar as condições do seu rebanho, alguns itens devem ser observados, como: 

- Boa saúde: Deve-se atentar para o estado de saúde da vaca, se ela apresente algum tipo de sintoma incomum que pode se revelar indicativo de doença;

- Boa alimentação: Lembre-se que o rebanho deve sempre receber uma alimentação balanceada e disponibilidade de água;

- Boa instalação: Sombra e ambientes limpos são imprescindíveis para a manutenção do bem-estar e da saúde do rebanho;

- Bons comportamentos: A ruminação nas vacas é um indicativo de que elas estão confortáveis e o seu caminhar deve ser tranquilo. A interação entre humanos e animais também deve ser observada. Quando a teteira for acoplada, a vaca deve permanecer tranquila e se mexer pouco. Isto indica de que o manejo está sendo feito da forma correta.

Fonte: Agropoint

Deixe uma resposta

Todos campos obrigatórios

Nome:
Email: (Não será publicado)
Comentário

Fone: 51 3748-6784


Rua Eugenia Mello de Oliveira Kirchheim, 199 - Bairro Bom Pastor CEP. 95905-684 - Lajeado/RS




Desenvolvimento: | Design: