Mastite: higiene da ordenha é fundamental na prevenção!

Mastite: higiene da ordenha é fundamental na prevenção!

Sabia que a higienização do seu equipamento de ordenha é fundamental no combate à mastite?

Isso mesmo!

Durante o processo de ordenha, resquícios de gordura e de proteína do leite acabam aderindo à superfície do equipamento. Sem a higienização correta, isso pode favorecer o surgimento de microrganismos que contribuem para o desenvolvimento de infecções intramamárias, como a mastite.

E para evitar que isso aconteça, é claro que não basta usar só água!

A higienização do equipamento de ordenha deve ser feita de forma adequada, com uso de produtos apropriados, certificados pelos órgãos competentes e de qualidade reconhecida.  

O procedimento deve ocorrer em 3 fases:

Pré-lavagem: A pré-lavagem busca remover os traços de leite que ficam dentro do equipamento e deve ser realizada com água fria.

Lavagem principal: A lavagem principal é aquela que removerá de forma completa todos os resquícios de maneirais, proteínas e gorduras do leite que possam tem aderido ao equipamento. Primeiro, deve-se usar um detergente alcalino em solução com água em temperatura inicial de 75ºC, deixar circular por 5 a 10 minutos e escoar a água, que não pode sair com menos de 50ºC.

Após, deve-se repetir o processo usando um detergente ácido, também por 5 a 10 minutos, em temperatura de no máximo 40°C.

Enxágue final: Na etapa final deve ser realizado um enxágue com água fria em abundancia durante 5 minutos para remover por completo a solução de limpeza.

Mas por que usar dois detergentes ao mesmo tempo? Por que os detergentes alcalino e ácido se completam para realizar a limpeza com máxima eficiência! O detergente alcalino, como o nosso ALCAPLus age quebrando e dissolvendo as moléculas de gordura que estão presentes no leite e que sobram na ordenhadeira.

Já o detergente ácido, como o nosso ALCAPlus, é responsável por quebrar e dissolver os vestígios de proteína do leite que se depositam no interior das tubulações do equipamento. Mas lembre-se: sempre utilize os produtos na concentração indicada no rótulo pelo fabricante!

Além da higienização, para garantir que o seu rebanho esteja livre da mastite é muito importante realizar o pré e o pós dipping corretamente e estar sempre atento à manutenção da sua ordenhadeira, uma vez que máquinas em más condições podem causar lesões nos tetos, o que também facilita o surgimento destas infecções.

Deixe uma resposta

Todos campos obrigatórios

Nome:
Email: (Não será publicado)
Comentário

Fone: (51) 3866-2900


R. Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim, 251 - Bom Pastor, Lajeado - RS, 95905-684




Desenvolvimento: | Design: