Paraná aposta em novo programa para melhorar qualidade do leite

Paraná aposta em novo programa para melhorar qualidade do leite

Uma proposta de parceria entre o Sebrae e as usinas que participam do programa Leite das Crianças tem como objetivo melhorar a qualidade do produto no Paraná. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e foi apresentado em Curitiba na última semana como parte das ações do Paraná dentro da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne também Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado em qualidade do leite. Para isso, o projeto levará cursos e treinamentos para que os produtores aprimorem aspectos como sanidade, nutrição e genética. De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a adesão é voluntária e o projeto dependerá do engajamento dos produtores.

O Paraná é responsável por produzir 4,8 bilhões de litros de leite por ano, o que movimenta um faturamento bruto de R$6 bilhões. Conforme o secretário, o próximo levantamento a ser divulgado pelo IBGE deve colocar o estado como segundo maior produtor de leite do país. Ele também ressaltou a importância de gerar matéria-prima de qualidade para aumentar o valor agregado, o que permitirá avanços na atividade.

Investimentos

A proposta foi apresentada para representantes de 26 usinas fornecedoras do programa, que tem cadastro com 39 usinas. Conforme o anunciado, o programa contará com investimento de R$350 mil e será executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná  (Ocepar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná  (Faep), Emater e Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Segundo a coordenadora do Sebrae, Andreia Claudino, a extensão do programa para demais setores dependerá dos resultados. As usinas que aderirem assumirão o compromisso de repassar as normas aos produtores parceiros. Os índices serão apurados pelo laboratório da APCBRH para indicar avanço ou não das ações.

Fonte: SF Agro

Deixe uma resposta

Todos campos obrigatórios

Nome:
Email: (Não será publicado)
Comentário

Fone: 51 3748-6784


Rua Eugenia Mello de Oliveira Kirchheim, 199 - Bairro Bom Pastor CEP. 95905-684 - Lajeado/RS




Desenvolvimento: | Design: