Variações climáticas: Sistema Free-stall é aliado na produção leiteira

Variações climáticas: Sistema Free-stall é aliado na produção leiteira

Mudanças bruscas no clima? O Free-stall pode ajudar.

O Brasil é um país de vasto território e por conseqüência, apresenta as mais variadas situações climáticas. Longos períodos de chuva ou de secas, e mudanças drásticas de temperatura são realidade em diversas regiões.

Realidade esta que pode comprometer a alimentação dos rebanhos criados a pasto.

É assim que o sistema Free-stall surge como solução e vem ganhando cada vez mais adeptos entre os pecuaristas brasileiros.

O Free-stall consiste em um sistema de confinamento total, onde os animais permanecemsoltosdentro de uma área cercada, forrada com cama que pode ser de diversos materiais, orgânicos ou inorgânicos, sendo a areia o mais comum. Parte do espaço é dividido em baias individuais para a ordenha, e o restante do ambiente é utilizado de forma livre para o rebanho circular, se exercitar, descansar e receber a alimentação.

O sistema dribla os problemas causados pelas variações climáticas justamente por permitir ao pecuarista um alto controle dos processos dentro da produção.

Como permanece de forma continua nas instalações, o rebanho não tem acesso à pastagem e pode ter sua dieta balanceada servida no cocho conforme a total moderação do responsável. Desta forma, longos períodos de chuva ou estiagens não são problema, pois a alimentação está garantida através do feno e da silagem.

O Free-stall ainda é apontado pelo relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, que aborda sobre o Confinamento de Vacas Leiteiras, com um grande aliado também no aumento da produtividade e da lucratividade do rebanho.

  

Diversos benefícios:

Uma melhor administração da dieta do seu rebanho é só um dos benefícios do sistema Free-stall. O sistema ainda favorece o controle de fatores climáticos adversos, como a alta umidade e a insolação direta, privilegiando o bem-estar dos animais.

O Free-stall ainda garante um menor gasto de energia do animal com a sua locomoção,direcionando essa energia poupada para aumentar sua produção leiteira.

E para garantir a qualidade e a produtividade do rebanho, é imprescindível também aliar sistemas e técnicas de manejo à marcas comprometidas com o sucesso da pecuária leiteira no Brasil. Produtos reconhecidos pelos órgãos responsáveis e de alta performance: você conhece clicando AQUI. 

Confira também outros pontos positivos do Free-stall:

  • Baixo custo operacional;
  • Fácil mecanização;
  • Animais têm maior facilidade para se exercitar;
  • Animais permanecem mais limpos;
  • Facilidade em organizar deferentes manejos de alimentação, grupos e etc.

 

Fonte: Sebrae/ Fundação Roge

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Todos campos obrigatórios

Nome:
Email: (Não será publicado)
Comentário

Fone: (51) 3866-2900


R. Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim, 251 - Bom Pastor, Lajeado - RS, 95905-684




Desenvolvimento: | Design: